A população mundial atingiu um marco histórico em 2018: pela primeira vez, o número de idosos excedeu a quantidade de crianças pequenas, sendo uma população de 705 milhões de pessoas acima de 65 anos ante 680 milhões de pessoas com idade inferior a 5 anos.
No Brasil, em 2030 o número de idosos alcançará a marca dos 40 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que irá corresponder a 18% da população brasileira. A estimativa é de que o país se torne o quinto do mundo com maior quantidade de idosos. Nesse cenário, a chamada economia prateada tende a prosperar a cada dia mais. Confira abaixo.
A ascensão da economia prateada
Conduzida pelo público sênior, a economia prateada atualmente é a terceira maior economia do mundo, tendo movimentado em 2020 cerca de 1,8 trilhão de reais, conforme aponta a Harvard Business Review.
O crescimento da população sênior estimula oportunidades nesse mercado, tanto em campos de atuação como arquitetura, economia e saúde quanto em cursos técnicos e superiores.
A tendência demanda que o mercado se adapte cada vez mais aos sêniores, devido à participação significativa que eles têm na economia. Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que 17% da parcela mais rica do País é composta de pessoas acima de 65 anos.
Em 2020, o Federal Reserve System, banco central dos Estados Unidos, identificou que, dos US$ 116 trilhões do patrimônio familiar nacional, mais da metade (53,2%) pertencia a americanos nascidos até 1964 – os chamados baby boomers.
O público sênior no mercado
Com uma significativa parte do poder aquisitivo do país concentrada nele, a cada dia mais o público sênior demonstra potencial não apenas de concentração de renda, mas também de consumo.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria World Data Lab apontou que o poder de compra dos idosos irá praticamente dobrar em dez anos – de US$ 8,7 trilhões para US$ 15 trilhões. Áreas do mercado voltadas para o público sênior vêm acompanhando essa tendência, não por acaso.
Ainda segundo a consultoria, o público de meia-idade é o que mais consome no mercado e o que concentra os maiores salários. Um futuro reflexo disso é que o grupo de consumidores que mais vai crescer até 2030 é o público 65+, segundo a World Lab.
Fonte https://blog.construtoralaguna.com.br/bioos/a-ascensao-da-economia-prateada-no-mercado-contemporaneo/