(11) 9.9909-8619 | eng_joaobaptista@outlook.com
Você está visualizando atualmente Construções verdes simplificam a adoção de ações sustentáveis

Construções verdes simplificam a adoção de ações sustentáveis

Segmento da construção civil é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases em todo o globo, mas Brasil ocupa a 5ª colocação entre as nações com mais projetos sustentáveis em desenvolvimento. Saiba mais abaixo.

Construções sustentáveis no Brasil

US Green Building Council (USGBC), entidade que desenvolveu o sistema Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), colocou o Brasil no 5º lugar entre os países com maior volume de construções sustentáveis.

certificação internacional LEED, usada em 180 nações, incentiva que obras e edificações foquem em sustentabilidade, considerando questões como eficiência e uso de água, escolha de materiais, de recursos e qualidade ambiental interna (aproveitamento de luz e de vento), entre outros.

No país, os projetos que contam com essa certificação reduzem, em média, 40% o consumo de água, 30% o de energia e emitem 35% menos CO2. Em relação à geração de resíduos, a queda é de 65% no acúmulo de materiais.

“O Brasil está em um crescente neste aspecto há muitos anos. Até os materiais de construção estão em constante evolução, inclusive com a possibilidade de obter selos verdes”, afirma Fabio Giamundo, diretor de Engenharia da Construtora Laguna.

Preocupações ambientais na construção civil

Apesar desses avanços, há muito a ser feito em prol da chamada construção verde. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a infraestrutura construída – de edifícios a usinas de energia – responde por 70% das emissões de gases.

Em um estudo divulgado no fim do ano passado, o setor de construção civil atingiu o seu recorde de emissões em 2019.

“O aumento das emissões no setor da construção civil enfatiza a necessidade urgente de uma estratégia tripla para reduzir agressivamente a demanda de energia no ambiente construído, descarbonizar o setor energético e implementar estratégias de materiais que reduzam as emissões de carbono do ciclo de vida”, disse Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA.

Fonte https://blog.construtoralaguna.com.br/construtora/sustentabilidade/construcoes-verdes-simplificam-a-adocao-de-acoes-sustentaveis/